Conversas de carreira, como conduzir ?

10/09/2019MRPeople1 Comentário

Conversas de Carreira

Estou pensando em minha carreira:

não sei se fico nesta empresa, não estou feliz;
minha carreira estagnou, o que fazer ? quero pedir ajuda para RH;
quero mudar de área, não gosto do que faço, como a empresa vai ver isto ?
vou pedir demissão;
meu chefe não me ajuda a crescer, não sei se devo ficar onde estou;
não quero uma movimentação para fora do país, será que vão me achar acomodado ?
vou recusar esta proposta, não quero seguir neste caminho;
quero pedir um aumento;
acho que não estou sendo reconhecido, quero conversar com meu chefe;
quero um feedback, será que ele pensa que estou indo bem?
quero crescer neste empresa, o que devo fazer, com quem conversar ?
não quero ter equipe, gosto de trabalhar sozinho em projetos, será que vou me queimar falando isso?
prefiro ficar onde estou, vou ter que falar isso na minha avaliação;
quero ocupar uma posição de Diretoria mas não vejo caminhos aqui, com quem devo falar ?
quero me inscrever em uma vaga internamente em outra área, o que será que meu chefe vai pensar ?
já que não tenho planos de curto prazo, vou preferir prospectar mercado e quero ter uma conversa direta com meu chefe sobre isto.
Certamente você já passou por situações como esta ou parecidas. O que fazer ? Conversar sobre temas duvidosos e difîceis quando o que está em jogo é sua carreira, seu emprego, sua imagem e reputação não é das tarefas mais “lights”.

As conversas de carreira precisam ser planejadas e organizadas para que tenham êxito, como tudo na vida.

Passo 1: qual a origem do seu pensamento ? O que fez com que você iniciasse a pensar no assunto ? Exemplo: pedir demissão. Quando iniciou, tem um fator motivador para isto ? Este fator é real? Ou você está criando “chifre em cabeça de cavalo”? A situação é insustentável, tenho tido razões de sobre para isto ?
De onde se originou este desejo, esta inclinação, vontade ? Pense sobre isto. Separe os fatos deste pensamento. Ex.: “acho que não estou sendo reconhecido, quero conversar com meu chefe” De onde vem o pensamento de que você não está sendo reconhecido? Você foi preterido em uma promoção ? Você não teve mérito em salário e outras pessoas tiveram ? Você só tem um feeling sobre isto, nada muito concreto ?

Passo 2: quais são os elementos deste pensamento, decomponha o seu pensamento. Ele faz sentido com a realidade ? Tem conexão real ou pode ser fantasioso, idealizado, fora da realidade …etc? Exemplo: quero ocupar uma posição de Diretoria mas não vejo caminhos aqui, o que e com quem falar ?
Você tem as competências e habilidades desenvolvidas para esta posição ?

Passo 3: existem alternativas ? Exemplo: quero pedir um aumento; Você pode solicitar mais responsabilidades e assim conseguir um aumento ? Você pode aguardar até para que aconteça algo que pode ajudar neste pedido ?
Passo 4: prós e contras do que penso e planejo fazer. Exemplo: quero me inscrever em uma vaga internamente em outra área, o que será que meu chefe vai pensar ?
Passo 5: tomar a decisão (faço, não é o momento, não faço, faço de outra forma, busco outro caminho).
Passo 6: planejar a ação:
*quem será meu interlocutor (como ele pensa, age, o que valoriza, seu estilo de comunicação e afins). Planeje a comunicação com esta (s) pessoa (s).

É alguém muito pragmático ? Fale sem rodeios. É uma pessoa que valoriza o status e poder? Tenha cuidado para não ferir isto. É alguém muito sentimental ? Coloque um tom menos direto na conversa.

*como será minha abordagem ? Considerando com quem irá falar : vou direto ao ponto ? Contextualizo com detalhes ? Inicio com uma sugestão (exemplo: estive pensando em propor a você ….. o que acha ?).

*qual será o processo da conversa, da abordagem: e-mail convidando para uma reunião, um almoço, um café, informal, na sala de trabalho.

*o que quero atingir: ao final desta conversa ou reunião, o que você deseja atingir ? onde quer chegar ? Ao fechar a porta e sair desta conversa o que terá conseguido ? Um aumento ? Uma demissão aceita sem maiores dilemas ? Um caminho de crescimento definido ?

*o que poderá acontecer nesta conversa, nesta abordagem, neste pedido ? Como vou reagir, argumentar ? Ponderar ? Sugerir ?

Liste
Prepare-se para o que poderá acontecer: seu chefe não aceitar e ficar chateado, RH não entender sua argumentação, receber uma contraproposta etc.

Não há muitas vezes como fugir, postergar assuntos, outras vezes sim, chegamos a conclusão de que talvez não seja o momento de fazer.

O processo de planejamento irá ajudar a chegar a esta conclusão.

É importante levar em conta o seu estilo pessoal, olhar para dentro de si e pensar como você em geral pensa, sente e age. Neste planejamento uma parte importante a ser considerada não é só o outro, é você !

Exemplo: eu valorizo muito o feedback constante pois preciso de validação externa constante (já sei que é um defeito de fabricação que tenho) então se não recebi feedbacks no último mês é porque estou indo mal (concluo sempre pelo lado negativo, também tenho este defeito de fábrica). Será ? ou isto é parte da sua personalidade que precisa ser ajustada ao mundo real ?

Não vejo oportunidades aqui ! É imediatismo (quero tudo pra já) sou ansioso, é catastrofismo (penso sempre o pior) é excesso de pressa para que tudo saia do meu jeito ?

Ou… normalmente sou uma pessoa muito cautelosa, avalio bem os riscos e estou seguro de que já ponderei todos os detalhes. Ok ! Go ahead !

Desta forma, com planejamento, organização, pensar sobre o pensar, amadurecer seus pensamentos (como quando colocamos uma fruta embrulhada no jornal) tudo ficará mais fácil. Dome o cavalo da ansiedade ou acelere seu motor se seu estilo é de postergar (depende de como você é em geral).

Assim , concluindo: como já ressaltava Sigmund Freud, amor e trabalho são os remédios curadores, a fonte de vida. Se você cuidar com amor do seu trabalho (da carreira neste caso) tudo irá florescer e ser “curado”.

Desejo sucesso em suas decisões de carreira.

Mônica Ramos Pinto.

Psicóloga, Coach e Consultora em Processos de Gestão de Pessoas.

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1 Comentário

  1. Career-Site2022

    Nessa pandemia, para me ajudar e ajudar meus clientes, comecei a estudar a resiliencia. Um dos atributos desse conceito e encarar a realidade como ela e, sem fantasias! Ser resiliente e estar com os olhos bem abertos, construir pontes para o futuro durante a tempestade e nao negligenciar nenhuma marola. Vou dividir aqui com voces alguns pontos que trabalhei com o presidente da America Latina, para que ele pudesse a ter uma conversa e abordagem mais efetiva com o CEO Brasil. Conversas desse tipo devem sempre ser privadas. Nunca faca na frente de outras pessoas. Use verdadeiramente uma linguagem empatica, com o objetivo de nao destruir relacionamentos e valores, mas sim aumentar a confianca entre eles. Comece valorizando todas as conquistas do CEO e de sua equipe. Todos precisamos de reconhecimento genuino .

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